Translate

terça-feira, 5 de junho de 2012

Cyberbullying e bullying... O que diferem?


Cyberbulling.


Bom, essa palavra é um pouco nova para a sociedade, poucas pessoas sabem o real significado dela.  Vamos agora, por meio deste, responder algumas possíveis dúvidas.

O  que essa palavra significa?
Atualmente a definição de cyberbullying 
é : Quando dispositivos eletrônicos são
utilizados para enviar texto ou imagens 
que tem intenção de constranger e ferir outras pessoas. 

O que difere o Cyberbullying do bullying ?
Cyberbullying acontece via Web, pode 
ser considerado tão prejudicial quanto o 
bullying "tradicional" , que não ocorre via dispositivos eletrônicos,
 é pessoalmente, mas o mal que eles trazem são muito semelhantes.
Outra diferença importante é que o cyberbullying, não precisa de um agressor mais forte ou que se considere melhor do que a vítima . Já no bullying presencial a vítima é geralmente mais nova ou mais fraca - física ou psicologicamente - que o agressor.
No bulling presencial o agressor não sabe quanto mal está causando a vitima, não é imediatamente que isso é detectável, ela demonstra mais o quanto está mal em um lugar que não seja na frente do seu agressor,  já o cyberbulling o agressor vê imediatamente o quanto a vítima se machucou e o quanto ficou chateada por causa da agressão sofrida, tudo isso, pois o cyberbulling é praticado no meio online. Esta realidade cria, assim, uma situação em que as pessoas podem fazer e dizer coisas na Internet que seriam muito menos propensas a dizer ou fazer pessoalmente.

Qual o que mais machuca a integridade (física e moral), o bullying ou o cyberbullying?

Os dois prejudicam muito as vítimas disso, mas, o bullying é praticado com a violência física e moral, já cyberbullying torna a moral da vítima exposta a todos, mas... não há agressão física.
Mas, já que o assunto principal é o cyberbullying, vejamos três motivos que tornam o cyberbullying ainda mais cruel que o bullying tradicional:

- No espaço virtual, os xingamentos e as provocações estão permanentemente atormentando as vítimas. Antes, o constrangimento ficava restrito aos momentos de convívio dentro da escola. Agora é o tempo todo. 

- Os jovens utilizam cada vez mais ferramentas de internet e de troca de mensagens via celular - e muitas vezes se expõem mais do que devem. 

- A tecnologia permite que, em alguns casos, seja muito difícil identificar o(s) agressor(es), o que aumenta a sensação de impotência. 


 Micaelly Alanna, 05 de maio de 2012.

2 comentários:

  1. Ficou muito bom o trabalho de vocês, mas coloquem mais curiosidades e pá.. Vão tirar 10 kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Filipe, estamos trabalhando pra ele ficar bom e ajudar as pessoas a saber mais a respeito disso! Obrigada! Micaelly aqui

      Excluir